domingo, 30 de março de 2014

Resenha "Água para Elefantes"

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
   Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
   Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
   É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
   "Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.




   O livro, de 272 páginas, conta a história de Jacob Jankowski, um senhor de 93 anos que trabalhou em um circo quando jovem e agora encontra-se numa casa de repouso.
   Os capítulos se intercalam entre os dias atuais, onde Jacob encontra-se numa casa de repouso, aos seus 93 anos de idade, e os dias de sua juventude, quando o mesmo deixa sua antiga vida para trás e começa a trabalhar num circo. Os trechos sobre sua juventude são contados através de memórias do próprio, que não sabe dizer se está relembrando o passado ou se está sonhando com ele.
   No início, achei o enredo muito lento e por isso demorei a engatar a leitura, mas a certa altura, a história começa a ficar mais envolvente e flui mais agradavelmente, deixando a curiosidade por saber o que acontecerá em seguida. O texto é bem escrito, com palavras de fácil assimilação, sem muitos floreios. É bem descritivo, tanto em relação aos personagens, quanto ao cenário. O assunto é bem interessante e original. Ao fim do livro, há uma nota da autora identificando alguns trechos que foram baseados em fatos reais. 
   O final não é muito realista, mas torna-se agradável diante de toda a história.


   " - Já terminou? - pergunta ele, estendendo o braço para pegá-lo. Ouço o farfalhar do papel enquanto me dirijo para porta. - Espere! - O inspetor me chama. - O senhor nem sequer começou! O senhor não pode sair. Se sair não poderei deixá-lo..."



8 comentários:

  1. Comecei este livro um pouco com o pé atrás, só o estava lendo para poder compará-lo com o filme e ver o que foi deixado de fora, afinal de contas, antes disso nunca havia ouvido falar sobre ele. A capa original também não me fez cair de amores, me deixou ainda mais travada quanto a seu enredo. Enfim, achei que por ser uma história que não se passa na atualidade seria extremamente chato, este meu trauma se deve ao Morro dos Ventos Uivantes, ao qual tentei ler depois que Bella o citou algumas vezes na Sagra Crepúsculo. Porém Água para elefantes realmente surpreendeu, não era nada do que eu esperava, fiquei extremamente vidrada no livro, não havia nada de morgado ali como no livro das irmãs B, eu simplesmente não conseguia parar de ler um segundo. Ele me vez voltar a minha infância em que ia para qualquer circo que aparecesse a minha cidade, me fez me perguntar o porquê de eu ter me afastado disto e por fim voltei a me apaixonar por circo. Desde que o finalizei me vi extremamente empolgada para assistir algum espetáculo, além de que os elefantes agora me fascinam mais do que nunca.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti ao filme, justamente porque desejo ler o livro antes. Conheço algumas pessoas que leram e não faltou elogios. No entanto, prefiro tirar minhas próprias conclusões. Aparentemente, trata-se de uma história interessante, gosto enredos em que os capítulos são intercalados com presente e futuro. Espero ter a oportunidade de lê-lo. :3

    http://umadosemaisforte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri, sinceramente, eu apenas nao assisti o filme e por conta disso nao assisti o filme, por causa do Robert hahahaha Eu não vou com a cara dele, mas tambem nunca procurei saber do que se tratava o livro/filme, mas eu não sabia que o jacob conta a historia do que aconteceu com ele, a historia dele deve ter sido muito dificil perder os pais, e ter esse tio tirano! Mas ele se apaixona por duas mulheres! o.O como assim! Eu até achei interessante, e o livro é até pequeno neh, mas nao fiquei com vontade de ler, nem assistir o filme, mas cara esse final da resenha cresceu uma curiosidadesinha para ler... por que: como assim o final nao é muito realista! haha Gostei até! É isso...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Pri !
    Li o livro já faz um bom tempo, e não me lembro muito bem.. Mas sei que me emocionei bastante! A história tem todo aquele clichê, e sim, o final não é tão surpreendente, mas ainda assim conseguiu me ganhar! Ah, tenho que dizer que sou APAIXONADA pela capa do filme, é muito linda <3
    Bj :*

    ResponderExcluir
  6. Eu não li o livro ainda, mas já assisti o filme!! Gostei da estória!! O livro deve ser melhor ainda!! Jacob Jankowski era um verdadeiro cavalheiro!! Houve vários momento de tensão em que não sabia se os personagens sobreviveriam!! E a elefanta, que graça, amo os animais!! Muito lindo!!

    ResponderExcluir
  7. O livro parece conter uma estória linda!! Jacob Jankowski parece ser um cara bem bacana e sensível!! Gosto de animais e não gosto de ver ninguém maltratá-los!! Parece que no final tudo dá certo para os personagens!! Já está na minha lista de leituras!!

    ResponderExcluir
  8. Eu não li o livro ainda, mas já assisti o filme.Esta resenha ficou perfeita,com certeza vou ler o livro agora.se o filme foi lindo imagina o livro que é mais rico em detalhe,Já está na minha lista de leituras!!

    ResponderExcluir